Um dos benefícios mais recentes do cloud computing é que esta tecnologia permite que as empresas beneficiem das vantagens da Inteligência Artificial (IA). Esta nova tecnologia, que está a desenvolver-se rapidamente, oferece oportunidades de desenvolvimento notáveis e que muitas empresas já começaram a aproveitar.
Deixamos aqui algumas das maiores vantagens da Inteligência Artificial
- Automatizar interações com clientes
Hoje, a maioria das interações com clientes exige intervenção humana, incluindo e-mail, redes sociais, telefonemas e chat on-line. No entanto, com a Inteligência Artificial, as empresas podem automatizar muitas dessas comunicações. Ao analisar os dados das comunicações anteriores, os computadores podem ser programados para responder com precisão aos clientes e lidar com as suas consultas.
Além disso, quando a Inteligência Artificial é combinada com o machine learning, as plataformas interagem ainda mais, tornando-se ainda melhores na comunicação com o cliente.
- Melhorar experiências de compra personalizadas
As empresas estão a aproveitar a Inteligência Artificial porque ela permite que ofereçam marketing personalizado aos seus clientes, o que aumenta o envolvimento, ajuda a aumentar a fidelidade do cliente e a melhorar as vendas. Outra vantagem da Inteligência Artificial é que ela é capaz de identificar padrões nos hábitos de navegação e nos comportamentos de compra dos clientes, permitindo que as empresas criem ofertas altamente precisas para clientes individuais.
- Mineração de dados
As aplicações de Inteligência Artificial baseadas na cloud são tão avançadas que podem descobrir rapidamente informações importantes enquanto processam big data. Isso proporciona às empresas insights sobre informações anteriormente desconhecidas, o que lhes dá uma grande vantagem no mercado.
- Assistência em tempo real
A Inteligência Artificial é fantástica para empresas que precisam de comunicar continuamente com grandes volumes de clientes durante o dia.
- Previsão de resultados
A Inteligência Artificial é excelente para prever resultados com base na análise de dados. Por exemplo, deteta padrões em dados de clientes que mostram se os produtos atualmente à venda serão vendidos e em que quantidade. Também permite prever quando a procura por esses produtos diminuirá. Esta é uma informação fundamental para ajudar uma empresa a comprar nas quantidades certas.
Esta capacidade de previsão não é apenas útil no setor do retalho. Mesmo no setor bancário, a inteligência artificial está a ser utilizada para prever flutuações de preços de ações. Extraordinariamente, está também a ser utilizada na área de saúde, para prever surtos de infeções através da análise de posts nas redes sociais.