A importância dos testes de software é imperativa. Muitas vezes, este processo é ignorado, pelo que o produto e o negócio podem ser prejudicados. Para entender a importância dos testes de software, listamos alguns pontos importantes que explicam porque estes testes são cada vez mais utilizados.
Porque são cada vez mais usados os testes de software?
- Os testes de software permitem economizar dinheiro
Os testes de software têm muitos benefícios e um dos mais importantes é a relação custo-benefício. Incluir testes de software no seu projeto pode permitir economizar dinheiro a longo prazo.
O desenvolvimento de software passa por vários estágios e, se os bugs forem detetados nos estágios iniciais, custará muito menos corrigi-los. É por isso que é importante fazer os testes o mais rapidamente possível. A obtenção de testers ou QAs que são tecnicamente instruídos e experientes num projeto de software é um investimento com retorno garantido.
- Segurança
Outro ponto importante a adicionar é a segurança. Esta é provavelmente a parte mais sensível e ainda mais vulnerável de todas. Muitas vezes, as informações dos utilizadores são roubadas ou hackadas. Essa é a razão pela qual as pessoas procuram, cada vez mais, produtos fiáveis.
Como os testes podem ajudar a segurança de um produto
- O utilizador obtém um produto fiável;
- Mantém as informações pessoais e os dados do utilizador em segurança.
- Produtos sem vulnerabilidade;
- Problemas e riscos são eliminados antecipadamente;
- Salva muitos problemas mais tarde;
- Às vezes, até mesmo os menores problemas de segurança trazem enormes problemas a empresas em todo o mundo, por isso, sempre deve ser importante garantir produtos de alta qualidade aos clientes.
Há um ano, a União Europeia adotou o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que determina que as empresas sejam mais cuidadosas com os dados pessoais dos seus utilizadores. As multas por erros são enormes e as empresas devem cumprir o novo regulamento.
- Qualidade do produto
Para que a sua visão de produto ganhe vida, ela tem que funcionar como planeado. Seguir os requisitos do produto é imperativo, até certo ponto, porque ajuda a obter os resultados finais desejados.
É muito importante que o produto garanta o valor prometido, por isso, deve funcionar adequadamente para garantir uma ótima experiência do cliente. O desenvolvimento de uma aplicação, por exemplo, tem muitos processos incluídos e os testes de software visam todos os detalhes.
A compatibilidade de dispositivos – como as aplicações – também é verificada quanto aos vários dispositivos e sistemas operacionais. As empresas de testes de software, geralmente, têm muitos dispositivos e ferramentas disponíveis, para cobrir o maior número possível de cenários de teste.