A Softventure- Consultoria e Tecnologia, S.A – Actividades de Consultoria e desenvolvimento de Software está empenhada em desenvolver a sua actividade de acordo com os compromissos de responsabilidade empresarial, social, de qualidade, segurança e ambiente.

A presente Política do Sistema de Gestão compreende os seguintes compromissos:

SERVIÇO AO CLIENTE

A Softventure- Consultoria e Tecnologia, S.A tem como primordial objectivo fornecer produtos e serviços de elevada qualidade para satisfazer os requisitos e necessidades dos seus clientes,

Deste modo desenvolve produtos e serviços adequados às necessidades destes, que sejam actuais. Ao manter um contacto próximo e escutar os clientes consegue antecipar as necessidades futuras dos seus parceiros, criando valor.

VALORIZAÇÃO DO INDIVIDUO

Para um bom desempenho do serviço cremos que o sucesso da Softventure- Consultoria e Tecnologia, S.A está intimamente ligado ao casamento entre a competência e o desempenho de colaboradores imbuídos no espírito e missão da empresa.

Guiam-nos os seguintes predicados:

Assegurar aos membros da organização a compreensão das suas responsabilidades, do respeito mútuo pelos direitos e dignidade de cada um e, acima de tudo, um profundo reconhecimento de cada individualidade.

Maximizar as capacidades e potencial de cada um dos colaboradores, estimulando-os a desenvolver a troca de informações e um diálogo aberto para que se desenvolvam as suas competências.

Dar formação contínua em áreas técnicas, de boas práticas do negócio, no âmbito da saúde, segurança e higiene no trabalho e desenvolvimento pessoal aos membros da organização. Daqui pretende-se maximizar e evoluir as aptidões profissionais, pessoais e respectivas competências;

Promover o reconhecimento dos colaboradores, o seu desempenho e contribuição para o sucesso da empresa.

Promover a diversidade do quadro da empresa bem como a igualdade de oportunidades.

Adquirir e consagrar processos que sedimentem a cultura de segurança e a garantia da informação, consulta e adequada participação dos trabalhadores na melhoria do Sistema de Gestão.

Desenvolvimento adequado e contínuo de um trabalho que concorra para a eliminação de perigos e redução de riscos na segurança e saúde no trabalho. Tem por objectivo proporcionar condições de trabalho saudáveis e seguras. Isto levará naturalmente à prevenção de ferimentos, acidentes de trabalho, lesões e consequências danosas para a saúde derivadas da prática profissional.

Estabelecimento de condições optimizadas de saúde e segurança no trabalho para os membros da empresa.

COMPROMISSO DE RESPONSABILIDADE

Para cumprir os requisitos legais,normativos, obrigações de conformidade em todas as actividades, destacamo-nos no nível de desempenho e responsabilidade empresariais, quer da empresa quer de partes interessadas, além de outros requisitos que a organização subscreva.

Seleccionamos e promovemos colaboradores e gestores com iniciativa e empatia que:

Na busca de um padrão de elevado desempenho, combinem a sua vocação profissional competente com uma liderança motivadora.

Sejam pessoas de espírito aberto, com afinados sentidos de prioridades, além da percepção das necessidades da empresa e a boa atitude de poder questionar os saberes estabelecidos, no sentido da melhoria e inovação.

Considerem importante a flexibilidade para aumentar o seu campo de experiências profissionais.

A todos os que fazem parte da equipa solicitamos que apliquem estes princípios empresariais nas suas decisões e acções.

Preocupa-nos a sociedade e, por isso, empenhamo-nos em que todos os colaboradores tenham elevado nível ético, respeitando integralmente princípios éticos e legais, assim regendo a actividade e as relações globais da empresa com os potenciais parceiros no mercado global.

Apelamos a que dos nossos parceiros e das entidades com quem nos relacionamos um empenho estrito no cumprimento das regras legais e éticas. O objectivo é desenvolver um ambiente de negócios saudável seguindo escrupulosamente as regras contra a corrupção e quaisquer formas de favorecimento ou obtenção de vantagens indevidas.

COMPROMISSO DE DESEMPENHO

Ao buscar uma elevada produtividade sustentada criamos permanente calor para os investidores e accionistas.

Somos comprometidos com a permanente investigação de novas soluções, métodos, procedimentos, produtos e serviços que assegurem o crescimento e independência. Por isso oferecemos oportunidades ao mercado de emprego, além de cobrirmos riscos e obtermos dividendos atractivos sobre o capital investido.

COMPROMISSO COM A SOCIEDADE

A Softventure- Consultoria e Tecnologia, S.A faz parte da comunidade e ambiente locais, que bem conhece.

É uma organização empenhados em desenvolver uma relação construtiva no meio onde estamos inseridos, responsável socialmente e que estimula o contacto mútuo e a participação da comunidade, contribuindo para o intercâmbio de progressão social dos meios empresarial e local, sabendo que:

Exigimos padrões elevados nas áreas éticas e sociais, em toda a actividade. Desde a produção à comercialização, como na ciência e a inovação, os nossos esforços cívicos e empresariais levam em conta o nosso comportamento de responsabilidade cívica e ambiental.

Mantemos um elevado padrão de respeito sobre as normas locais, nacionais e internacionais, em perfeita cooperação com as autoridades. Também temos o cuidado de comunicar com o público, sugerindo e participando proactivamente.

Procuramos ouvir regularmente os accionistas / investidores, as suas opiniões e reconhecemos essa parceria, tomando-as em consideração.

Somos defensores intransigentes dos Direitos Humanos e os princípios constantes da Declaração Universal dos Direitos do Homem e os Direitos Fundamentais no Trabalho estipulados pela Declaração da Organização Mundial do Trabalho relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

Somos defensores dos princípios globais da liberdade de associação, do respeito pelos trabalhadores e seus direitos, do respeito pela diversidade e não-descriminação, da proibição de assédio no trabalho bem como do trabalho infantil. Somos defensores da justa compensação pelo trabalho.

COMPROMISSO COM O AMBIENTE

A Softventure- Consultoria e Tecnologia, S.A inova permanentemente o seu compromisso de neutralidade carbónica, apostando em práticas saudáveis e protectoras do ambiente, para que o impacto no planeta seja absolutamente neutral – seguindo de forma escrupulosa as orientações internacionais e da ONU.

Levamos em conta as exigências ambientais correntes: a alta eficiência energética, a prevenção da poluição, o uso sustentável de recursos e a inexistência de reclamações por parte da comunidade local no que toca a este assunto.

Promovemos, junto dos nossos colaboradores, comportamentos amigos do ambiente, úteis até na vida quotidiana destes.

COMPROMISSO DE INOVAÇÃO

Fazemos da inovação, a 360 graus, o pilar base do nosso negócio e, consequentemente, do nosso sucesso. Com uma actividade ligada à área da tecnologia é-nos fundamental estudar desde cedo novos trends, quando ainda embrionárias – e estar abertos a ideias inovadoras.

Para nós, a mudança é uma oportunidade e encontramos uma ameaça na complacência. É nosso dever incentivar uma atitude de espírito aberto ao entorno e à mudança em todas as áreas da nossa empresa.

GESTÃO DE ALTERAÇÕES

Através do agrupamento de alterações e da modelação de fases de releases de serviços, da identificação das formas de repercussão das alterações em sistemas

Criar uma cultura de gestão de mudanças em toda a organização onde a tolerância para a mudança não autorizada é zero.

Alinhar o processo de gestão de mudanças com o de mudanças da organização, de projetos e das partes interessadas (quando aplicável).

Assegurar que as mudanças criam valor para o negócio e que os benefícios são mensurados e historiados

Definir diretrizes das mudanças de acordo com o tipo/classificação da mudança, e/ou outros parâmetros: inovação, preventiva, corretiva, etc.

Estabelecer os critérios de prestação de contas e responsabilização para mudanças através do ciclo de vida do serviço.

Estabelecer um regras e normas que garantam às mudanças um ponto único de avaliação e gestão, a fim de minimizar a probabilidade de conflito de mudanças e interrupções causadas por conta de distinção entre ambientes.

Estabelecer normas e regras que garantam que pessoas não autorizadas não terão acesso a ambientes disponíveis (ex.: desenvolvimento, operação).

Integração com outros processos de Gestão de Serviços, para estabelecer a rastreabilidade de mudanças G. de Liberação), detectar a alteração não autorizada (G. da Configuração) e identificar Incidentes e Problemas relacionados com as alterações (G. de Incidentes), entre outros relacionamentos relevantes.

Definir as Janelas de Mudanças (muito importante), incluindo cenários para quais são aceitas exceções.

Regras e Diretrizes para avaliação de riscos para todas as alterações que tenham impacto na capacidade dos serviços.

Regras e Diretrizes para mensuração de desempenho do processo de Gestão de Mudanças.

Por fim, os tipos de paradigmas de mudanças e diretrizes resumidas de cada protótipo.  

MELHORIA CONTÍNUA

Aplicar directivas e processos que nos permitam tornar reais e eficazes os nossos princípios a nível empresarial é um compromisso inamovível.

Estes princípios (e resultados) seguem ou lideram as melhores práticas do sector. Por isso estabelecemos um sistema de informação transparente que permite a contínua melhoria do desempenho do sistema de gestão de qualidade, segurança e ambiente.

Estes compromissos e princípios estão plasmados em objectivos de gestão que garantem a eficiência e conformidade do Sistema de Gestão.

Novembro 2019