Decorrente das suas certificações, a Softventure constituiu um Plano de Continuidade de Negócio, com vista a garantir a normalidade dos serviços prestados durante períodos com limitações especiais.
A Softventure definiu em tempo útil um Plano de Contingência (PC) apontado às necessidades para responder ao cenário de pandemia por Sars-Cov-2. Este Plano complementa o que já existe e decalca as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Governo português, suas leis e decretos e, ainda, todas as portarias e circulares dedicadas da Direção Geral da Saúde.
Este Plano abrange os colaboradores da Softventure, quer laborem nas instalações da Softventure ou nas do Cliente. Estão também previstas no PC as boas práticas a ter com outros prestadores de serviço, nas instalações da Softventure, tendo estas já sido comunicadas a todos os intervenientes.
De forma a minimizar o resultado negativo da atual situação – e apoiar as medidas de contenção do vírus – a Softventure definiu:
Aumento de frequência dos procedimentos de Higienização, com produtos próprios;
Cancelamento de todas as deslocações que não sejam indispensáveis, quer internacionais, quer nacionais;
Aumento de utilização de ferramentas informáticas colaborativas, como a (videoconferência, a plataforma Microsoft Teams, a partilha de dados, a partilha de sistemas de informação para as necessidades de teletrabalho, etc.;
Impõe-se, segundo a DGS, uma quarentena preventiva de 14 dias aos colaboradores em situações de contacto com pessoas infetadas e padecendo de Covid-19. Mais se obriga a dar disto conhecimento ao SNS24;
Criação de condições para teletrabalho alargado a todos os colaboradores. Tomada de medidas que possam manter o trabalho remoto prolongado no tempo, exceto em áreas de logística de hardware, garantindo assim a continuidade das operações e prestação de serviços aos Clientes
Caso os colaboradores da Softventure estejam dedicados a um Cliente e realizem o seu trabalho na localização deste, serão coordenadas as ações adequadas entre o Gestor de Serviço da Softventure e o Cliente.
Se for o caso, a Softventure solicita ao cliente que comunique o Plano de Contingência e as medidas que envolvam os colaboradores da empresa.
A Softventure acompanha em permanência, através dos canais de informação, em especial os sites da DGS, https://covid19.min-saude.pt/ e o https://www.lusa.pt/covid19, todos os desenvolvimentos sobre a pandemia. Adapta as suas políticas do PC às alterações legais ou científicas, bem como adota as melhores normas a seguir, para proteção dos seus colaboradores, clientes, fornecedores e população em geral.
Se precisar de algum esclarecimento adicional sobre este tema, contacte-nos através do email geral.lx@softventure.pt