Num esforço para agilizar os processos de negócios, cada vez mais CIOs estão a recorrer à automação de processos robóticos, ou RPA (Robot Process Automation). Esta tecnologia apresenta um grande potencial para economizar tempo e dinheiro, executando tarefas repetitivas e rotineiras a um ritmo mais rápido.
Ainda assim, apesar do seu processo de amadurecimento e do número crescente de casos de utilização – o que inclui atualização de registos médicos eletrónicos, simplificação do processamento de reclamações e gestão de níveis de pessoal – o RPA ainda não está muito difundido em ambientes de saúde.
O que é automação de processos robóticos ou RPA?
O RPA é um tipo de tecnologia de automação de processos de negócio que permite às organizações integrar interações humanas dentro de sistemas digitais para processos de negócios mais eficientes.
Com recurso ao RPA, é possível configurar software, ou um “robot”, para capturar e interpretar aplicações para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e comunicar com outros sistemas digitais. Os cenários de RPA variam de algo tão simples como gerar uma resposta automática a um e-mail até a implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos num sistema ERP.
Em comparação com as soluções tradicionais de TI, o RPA permite que as organizações automatizem processos por uma fração do custo e do tempo necessários anteriormente. A tecnologia também não é intrusiva por natureza, usando a infraestrutura existente de uma organização sem perturbar os seus sistemas essenciais.
Os robots RPA são capazes de imitar quase qualquer interação humana previsível, permitindo-lhes fazer login em aplicações, mover arquivos, preencher formulários e muito mais. Aproveitar essa tecnologia na área de saúde apresenta oportunidades que podem libertar o tempo dos médicos e melhorar a prestação de cuidados de saúde.
Casos de aplicação de RPA com sucesso
Melhorar o ciclo de saúde: são recolhidas diariamente grandes quantidades de dados dos pacientes, desde informações pessoais até detalhes do ciclo de tratamento. Com a ajuda do software RPA, as organizações de saúde podem extrair e otimizar os dados do paciente com mais facilidade.
Ao comunicar com outros sistemas digitais, o software RPA pode manipular os dados recolhidos para gerar análises que oferecem ao pessoal clínico informações valiosas para os ajudar a fazer diagnósticos mais precisos e oferecer tratamentos personalizados aos pacientes.
Agendamento de novas consultas: quando um paciente preenche um novo formulário de solicitação de consulta online, os robots RPA podem ajudar a recolher os dados recebidos, construir um relatório resumido e direcionar a solicitação de consulta para a fila de trabalho correta com base nos seus atributos de definição, incluindo localização e diagnóstico.
Simplificar o processamento de reclamações: a maioria das reclamações envolve processos como a entrada de dados, processamento e avaliação. Quer essas etapas sejam realizadas manualmente ou por software genérico, o processo costuma ser demorado e sujeito a erros, por vezes até mesmo tendo um grande impacto no fluxo de trabalho. O RPA ajuda a agilizar o processo de sinistros, acelerando o processamento de dados e, simultaneamente, reduzindo o número de erros. Também pode ajudar a abordar a recuperação de receitas que possam ter sido anuladas.