Num esforço para agilizar os processos de negócio, cada vez mais responsáveis da área da saúde estão a recorrer à automação de processos robóticos, ou RPA – Robot Process Automation. Esta tecnologia mostra um grande potencial para economizar tempo e dinheiro, executando tarefas repetitivas e rotineiras a um ritmo mais rápido.

Ainda assim, apesar do seu processo de amadurecimento e do número crescente de casos de utilização, que incluem a atualização de registos médicos eletrónicos, simplificação do processamento de reclamações e gestão de níveis de pessoal, o RPA ainda não está muito difundido em ambientes de saúde.

Os desafios logísticos podem ser os culpados. Um artigo de 2019 da consultora McKinsey sugere que a lenta incursão da RPA na área de saúde pode não ser devido à tecnologia em si, mas sim a implementações apressadas que adiaram ou descartaram muitas iniciativas de robótica.

 

O que é a RPA?

A RPA é um tipo de tecnologia de automação de processos de negócios que permite às organizações integrar interações humanas dentro de sistemas digitais para processos de negócios mais eficientes.

Com recurso a ferramentas de RPA, uma empresa pode configurar software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicações para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e comunicar com outros sistemas digitais. Os cenários de RPA variam de algo tão simples como gerar uma resposta automática a um e-mail até à implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos num sistema ERP.

Em comparação com as soluções tradicionais de TI, o RPA permite que as organizações automatizem processos por uma fração do custo e do tempo necessários anteriormente. A tecnologia também não é intrusiva por natureza, usando a infraestrutura existente de uma organização sem perturbar seus sistemas essenciais.

A McKinsey prevê que, para a maioria das profissões, 30% das tarefas possam ser automatizadas. A RPA é uma maneira de o fazer. Os robôs de RPA são capazes de imitar quase qualquer interação humana previsível, permitindo que façam login em aplicações, movam arquivos, preencham formulários e muito mais. Aproveitar essa tecnologia na área de saúde apresenta oportunidades que podem libertar o tempo dos médicos e melhorar a prestação de cuidados.

 

Como implementar RPA com sucesso?

Como acontece com qualquer outra iniciativa de tecnologia, as implementações de RPA podem falhar por uma variedade de razões, entre elas, a falta de formação, casos de utilização insatisfatórios ​​e muito mais.

Para uma implantação de RPA bem-sucedida, as organizações devem seguir várias práticas recomendadas, como fazer uma ampla pesquisa, formar as equipas e rever a segurança. As organizações devem determinar primeiro qual o problema que esperam resolver com a RPA e quais os produtos que podem ajudar a atingir esse objetivo.

 

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