O potencial da tecnologia blockchain no domínio da saúde é reconhecido em todo o mundo. As aplicações de blockchain no setor de saúde abrangem desde a troca de dados e gestão de identidade até a cadeia de fornecimento de medicamentos, de seguros a medicina personalizada.

Os ecossistemas de saúde europeus enfrentam desafios difíceis, como o envelhecimento da população, escassez de mão de obra na saúde e o aumento da carga de doenças não transmissíveis. É, portanto, fundamental explorar o blockchain como uma nova forma de organizar os serviços de saúde e, como tal, desenvolver cuidados de saúde de qualidade mais resilientes, acessíveis e eficazes para os cidadãos europeus.

Neste contexto, os serviços de saúde podem usar ferramentas baseadas em blockchain para melhorar os resultados de saúde, que são amplamente reconhecidos como um elemento essencial e não perturbador para alcançar sistemas de saúde sustentáveis e ​​que otimizam o tempo dos enfermeiros no apoio às necessidades de atendimento dos pacientes.

 

Serviços de saúde e blockchain: benefícios para atendimento ao paciente

Em vez de ter um administrador central que atua como um “guardião” dos dados, uma rede de médicos precisa de ter acesso aos registos de saúde dos cidadãos sincronizados, visíveis para qualquer pessoa com acesso credenciado, oferecendo benefícios sem precedentes para modelos de cuidados centrados na pessoa na UE.

Dadas as características específicas do blockchain no estabelecimento de confiança, responsabilidade, rastreabilidade e integridade de dados, uma das principais aplicações previstas é a gestão e troca de registos eletrónicos de saúde.

O blockchain fornece soluções interessantes para a gestão de registos de saúde, pois apresenta um mecanismo descentralizado para controlar e aceder a dados, ao mesmo tempo que introduz um carimbo de data e hora para os dados, bem como um mecanismo robusto de canais de auditoria.

 

Maior robustez e disponibilidade

Em comparação com bancos de dados tradicionais em aplicações biomédicas e de saúde, o blockchain oferece benefícios claros, incluindo modelos de proveniência de dados mais robustos, maior robustez e disponibilidade, graças ao alto nível de redundância proporcionada pela tecnologia, e maior privacidade e segurança.

O blockchain pode apoiar o desenvolvimento de modelos de cuidados centrados na pessoa com foco específico na continuidade dos cuidados, permitindo que os enfermeiros processem dados pessoais de saúde vitalícios. A capacidade do blockchain de proteger os dados de saúde dos cidadãos pode dar aos cuidados transfronteiriços da UE uma nova dimensão de implantação. Esses desenvolvimentos podem reduzir a carga de trabalho na linha de frente dos enfermeiros, tornando assim os cuidados primários e comunitários mais acessíveis.

A Comissão Europeia publicou uma recomendação sobre um formato de intercâmbio de registos eletrónicos de saúde europeus, que irá facilitar o acesso dos cidadãos às suas informações de saúde de forma eletrónica e segura em todos os estados-membros da UE.

 

Para saber mais sobre blockchain, contate-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.