Com todo o “buzz” em torno do Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning (ML), as empresas estão a ficar curiosas sobre as aplicações e os benefícios do Machine Learning nos negócios. Muitos empresários, provavelmente, já ouviram falar de Machine Learning, mas não sabem exatamente o que é, quais os problemas que pode ajudar a resolver ou o valor que pode agregar aos seus negócios.

O Machine Learning é um processo de análise de dados que utiliza os algoritmos para aprender, de forma intuitiva, a partir dos dados existentes e ajudar os computadores a encontrar soluções sem estarem programados para tal.

Com o Google, a Amazon e o Microsoft Azure a lançar as suas plataformas de Cloud, vimos a inteligência artificial e o Machine Learning a ganhar destaque nos últimos anos. Surpreendentemente, todos testemunhamos a ascensão do Machine Learning sem realmente saber.

Algumas das instâncias mais comuns são a deteção de ‘Spam’ pelo seu provedor de e-mail e a marcação como ‘Imagem’ ou ‘Rosto’ feita pelo Facebook. Enquanto o Gmail reconhece as palavras selecionadas ou o padrão para filtrar spam, o Facebook marca automaticamente as imagens enviadas, usando a técnica de reconhecimento de imagem (face).

 

Benefícios comerciais do Machine Learning

Deixamos aqui alguns dos benefícios mais significativos do Machine Learning, com especial destaque para o setor das vendas e do marketing.

 

  • Simplifica o Marketing de produtos e auxilia nas previsões de vendas

O Machine Learning ajuda as empresas, de várias formas, a promover melhor os seus produtos e a fazer previsões de vendas precisas.

 

  • Consumo maciço de dados de fontes ilimitadas

O Machine Learning consome uma quantidade praticamente ilimitada de dados abrangentes. Os dados consumidos podem então ser usados ​​para rever e modificar constantemente as suas estratégias de vendas e marketing com base nos padrões comportamentais do cliente. Uma vez consolidado, o modelo será capaz de identificar variáveis ​​altamente relevantes.

 

  • Previsão e processamento de análise rápida

O Machine Learning possibilita tomar as ações mais apropriadas, no momento certo. Por exemplo, permite otimizar a melhor oferta subsequente para os seus clientes. Por sua vez, o cliente poderá ver a oferta certa num determinado momento, sem que tenha de investir tempo para planear e tornar o anúncio visível.

 

  • Interpretar comportamentos passados do cliente

O Machine Learning permite analisar os dados relacionados com comportamentos ou resultados passados ​​e interpretá-los. Com base nos dados novos e diferentes, poderá fazer previsões mais precisas do comportamento dos clientes.

 

  • Melhora a precisão de regras e modelos financeiros.

O Machine Learning também tem um impacto significativo no setor financeiro. Alguns dos benefícios incluem a gestão de portfólio, negociação algorítmica, subscrição de empréstimos e, mais importante, deteção de fraude. Além disso, de acordo com um relatório sobre “O Futuro da Subscrição” publicado pela Ernst and Young, o Machine Learning facilita a avaliação contínua de dados para detetar e analisar anomalias, o que ajuda a melhorar a precisão dos modelos e regras financeiras.

 

  • Deteção fácil de spam

A deteção de spam foi um dos primeiros problemas resolvidos pelo Machine Learning. Há alguns anos, os provedores de email fizeram uso de técnicas baseadas em regras para filtrar o spam. No entanto, com o advento do Machine Learning, os filtros de spam estão a criar novas regras, com recurso a redes para eliminar e-mails de spam.

 

Para saber mais sobre Machine Learning, consulte-nos

One Thought to “Como a sua empresa pode beneficiar com o Machine Learning?”

  1. […] disso, quando a Inteligência Artificial é combinada com o machine learning, as plataformas interagem ainda mais, tornando-se ainda melhores na comunicação com o […]

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.