A tecnologia blockchain tem sido um tema quente nos últimos anos, revolucionando a forma como o mercado funciona e como as empresas fazem negócios nos mais variados setores. Neste artigo, vamos aprofundar um pouco a importância, natureza única e principais vantagens da tecnologia blockchain.
Principais vantagens do blockchain
- Natureza descentralizada
Numa cadeia de blockchain, existe uma determinada variedade de computadores que compõe uma rede, sendo que a capacidade de computação é distribuída uniformemente. Ao distribuir, por exemplo, um livro, o risco de adulteração, fraude e crime cibernético é muito reduzido, pois a inclusão de mais nós significa que o sistema é mais difícil de contornar.
- Promove confiança e transparência
Atualmente, existe uma entidade central em todas as instituições financeiras, que mantêm registos de todas as transações, representadas como uma razão. Mas, e se duas partes que não confiam uma na outra quiserem fazer uma transação sem passar por essa entidade central? É aí que entra o blockchain.
A tecnologia blockchain permite que ambas as partes realizem uma transação, distribuindo o “ledger” para vários nós e sincronizando esse “ledger” por consenso. Isso abre uma ampla gama de transações possíveis, que não poderiam ter ocorrido anteriormente sem uma entidade central.
- Imutável
O fator imutável no blockchain garante que os dados não são manipulados, substituídos ou falsificados de qualquer forma. Qualquer transação partilhada e acordada na rede também é quase impossível de ser desfeita. Isso ajuda em situações em que determinados dados precisam de ser rastreados com precisão e eficiência.
- Descentralizado
A necessidade de intermediários e terceiros é reduzida com recurso ao blockchain. Isso também ajuda a reduzir custos, através da eliminação desses intermediários. A eficiência também é aumentada, uma vez que as transações são realizadas entre os pares.
A tecnologia blockchain tem muitas vantagens e está a ser constantemente explorada para outras aplicações. Uma das mais fortes é a utilização da criptomoeda, que pode ser negociada e armazenada, constituindo ativos digitais extremamente valiosos.