São várias as competências exigidas hoje a uma consultora de TI, mas há algumas que são deveras fundamentais, independentemente dos setores onde se atue. Dominar a tecnologia e deter conhecimento do mercado são apenas algumas delas.
A uma consultora de TI exige-se hoje que, mais do que pacotes de tecnologia pré-formatados, apresente soluções para os vários problemas colocados pelos seus clientes e consiga ajustar a tecnologia disponível, de forma, personalizada, a cada caso em concreto.
O que deve ter uma consultora de TI?
- Expertise – esta é uma premissa fundamental. Dominar as várias tecnologias de vanguarda existentes no mercado é extremamente importante para apresentar soluções flexíveis, ágeis e facilmente adaptáveis às necessidades dos clientes.
- Flexibilidade – os projetos, nomeadamente os desenvolvidos em grandes organizações – sejam públicas ou privadas -, exigem uma enorme flexibilidade por parte da consultora de TI dos nossos tempos. Os SLA’s têm de ser bem definidos e os membros das equipas têm de estar preparados para a exigência dos projetos onde são inseridos.
- Back-up – mesmo sabendo que, no mercado atual, a estrutura das empresas é reduzida ao mínimo, é essencial que haja um back-up de recursos que permita, em caso de qualquer contingência, assegurar a prestação dos serviços e a continuidade dos projetos em velocidade de cruzeiro.
- Suporte – mesmo em soluções chave-na-mão, é hoje essencial assegurar a manutenção dos projetos depois de serem entregues aos clientes. Apresentar uma solução de manutenção de curto e médio prazo é hoje essencial para o bom funcionamento dos projetos.
- Renovação – uma consultora de TI de sucesso deve estar atenta ao mercado de trabalho e apostar, de forma continuada, na renovação da sua equipa e na contratação de jovens talentos. O recrutamento é indispensável para o sucesso de uma consultora de TI.
- Parcerias – além das competências acima expostas, importa também que uma consultora de TI consiga firmar parcerias com empresas de tecnologia ou de qualquer outra natureza, por forma a aumentar o valor acrescentado dos serviços que presta aos clientes.
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