A ciência de dados é cada vez mais importante nos setores do governo central e local, especialmente com a implementação do machine learning. O machine learning está a ajudar esses setores a organizar, programar e analisar dados, automatizando processos e libertando recursos humanos que podem ser melhor aplicados em outras áreas.
Enquanto subconjunto mais específico de inteligência artificial (IA), o machine learning constrói uma máquina, dispositivo ou programa para analisar dados e continuar a aprender um processo específico.
Como funciona o machine learning?
Diferentemente do poder mais generalizado da IA, o machine learning é algo que pode ser programado para executar tarefas sem supervisão constante, oferecendo aos setores e agências governamentais o potencial de reduzir a burocracia e trabalhos mais tediosos.
O machine learning pode auxiliar numa ampla variedade de projetos governamentais, nomeadamente através da execução de processos automatizados para eliminar operações demoradas e tediosas, como o envio de emails e outras tarefas administrativas básicas. No entanto, as possibilidades mais benéficas passam pela otimização de processos de dados para obter melhores resultados.
Essa tecnologia também pode ajudar os cientistas de dados a executar simulações contínuas e a entender melhor a ampla variedade de fontes de dados disponíveis para análise.
Por outro lado, a intuição e a tomada de decisões humanas não serão totalmente substituídas pelo machine learning, mas os processos que requerem tomada de decisão serão potenciados pelas possibilidades que o machine learning oferece.
Uma elevada procura de cientistas de dados
Como o setor público tem vindo a adotar o poder dos dados, isso exige que os recursos com o conjunto certo de capacidades possam utilizar as suas competências e compreender o potencial que tem para impactar o setor público.
Com as crescentes expectativas do público e a necessidade de os governos darem respostas mais rápidas a novos problemas, é mais importante do que nunca equipar os funcionários com os recursos necessários para abrir o caminho.