É mais uma prova de que as instituições nacionais, empresas e consultoras de TI estão a fazer um bom trabalho. O Conselho Europeu de Inovação (CEI) premiou tecnologias emergentes e vai financiar quatro projetos europeus de génese nacional, no valor global de quase 15 milhões de euros.

Estes projetos englobam 7 instituições científicas, empresas e consultoras de TI nacionais, que obtiveram aproximadamente um terço do financiamento dos projetos envolvidos, num total superior a 5 milhões de euros. Uma grande vitória para o sistema de investigação e desenvolvimento nacional.

 

Uma prova do sucesso de empresas, instituições e consultoras de TI nacionais

Segundo o jornal Público, na primeira ronda de financiamento, foram a concurso 375 propostas, das quais foram escolhidos 38 projetos, divididos por 23 países europeus e envolvendo 236 entidades, o que perfaz um total de 124 milhões de euros de investimento.

Dos 4 projetos portugueses selecionados, encontra-se o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que coordena o projeto ChipAI, que inclui ainda a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e diversas instituições científicas, empresas e consultoras de TI espalhadas pelo Reino Unido, Holanda, Espanha e Suíça.

 

Financiamento distribuído por várias instituições científicas

Este projeto tem uma duração de 3 anos e um financiamento de 3,9 milhões de euros, repartidos pelo INL (650 mil euros) e Faculdade de Ciência (290 mil euros). O projeto pretende desenvolver os primeiros chips com suporte ao processamento de informação à velocidade da luz.

Esta é mais uma prova de que as instituições do sistema de ensino, as empresas e as consultoras de TI estão no rumo certo no que se refere ao desenvolvimento de projetos inovadores. E de que a Europa está atenta e reconhece o valor e o esforço de investigadores, empresários e consultores nacionais.

 

Para saber mais sobre consultoras de TI, consulte-nos

One Thought to “Instituições científicas, empresas e consultoras de TI portuguesas financiadas pela Europa”

  1. […] medida vigorará até ao acordo de uma reforma global, ao nível da União Europeia e da OCDE. O pacote de medidas foi aprovado com 451 votos a favor, 69 […]

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.