Que a tecnologia muda o mundo todos estamos já bem cientes, mas a velocidade com que o faz pode, por vezes, surpreender até os mais incautos. Segundo um novo estudo da consultora de TI, Gartner, há 7 tecnologias que se vão generalizar nos próximos 5 anos.

Reconhecimento de voz e 6 outras tecnologias vão dar cartas até 2023, transformando o local de trabalho por completo. São 7 as tecnologias que, segundo a consultoria de TI, Gartner terão adoção generalizada daqui por meia dúzia de anos.

 

Consultora de TI aponta generalização de 7 tecnologias

“Aplicações de speach-to-text têm vindo a proliferar, devido à adoção de chatbots e assistentes pessoais virtuais (VPA) por parte das empresas e à adoção por parte do consumidor de dispositivos com interações de fala, incluindo smartphones, consolas e, especificamente, altifalantes VPA”, aponta Matthew Cain, vice-presidente e analista da consultora de TI, Gartner.

“Os líderes de desenvolvimento de aplicações precisam de antecipar a sua proliferação à medida que cada vez mais pessoas e empresas fazem a transição para user interfaces conversacionais,” refere Van Baker, research vice-presidente.

 

Como vai ser transformado o mundo empresarial?

A analítica aumentada e a analítica pessoal estão a levar a analítica a um número crescente de colaboradores leigos, possibilitando que qualquer um se transforme num “citizen data scientist”.

A analítica aumentada, segundo a consultora de TI, Gartner, utiliza machine learning automatizado para transformar a forma como os dados são trabalhados, consumidos e partilhados.

A consultora de TI, Gartner prevê que, em 2020, devido, sobretudo, à automação de processos de data science, os volumes de analítica avançada produzidos por citizen data scientists ultrapassem os de data scientists profissionais.

“A analítica pessoal é a camada de analítica dos assistentes pessoais virtuais que, até 2020, atingirá a adoção generalizada”, disse Nick Ingelbrecht, research director da consultora de TI, Gartner.

Para saber mais, constate a nossa consultora de TI

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.