Com o aumento dos dados e da computação, a Inteligência Artificial (IA) está pronta para dominar o mundo da tecnologia. As tendências atuais em inteligência artificial e machine learning (ML) certamente abrem caminho para algumas inovações massivas de IA e ML nos próximos três anos. Estas são algumas dessas tendências emergentes.

 

Quais as tendências emergentes de inteligência artificial e machine learning?

 

·         Hiperautomação

 

A hiperautomação traz uma nova era para o domínio empresarial, proporcionando um funcionamento eficiente para tarefa de processos repetitivos. A hiperautomação é uma tendência de IA e ML que usa algoritmos gerados automaticamente e robótica treinada para reduzir a dependência humana e garantir precisão, validade e velocidade.

“De acordo com o Gartner, até 2024, as organizações que combinarem tecnologias de hiperautomação com processos redesenhados reduzirão os custos operacionais em até 30%.” Isso sugere um corte significativo nos custos operacionais intermediários, permitindo, consequentemente, que as empresas invistam nesses recursos.

A hiperautomação pode ser vista como uma tendência crítica nas operações de TI que pode ser utilizada para descobrir insights úteis. A melhoria no alinhamento de negócios e TI é outro motivo para adotar essa tendência de inteligência artificial.

 

·         Inovações no-code e low-code

 

As estatísticas atuais sobre o aumento de empresas que utilizam IA e ML sugerem um grande aumento nas tendências de IA a serem encontradas num futuro próximo. Mas a escassez de recursos qualificados de IA dificulta a adoção dessas tecnologias por muitas empresas. Para preencher essa lacuna, as tecnologias low-code ou no-code ganharam importância.

Como o nome sugere, estas tecnologias permitem que especialistas que não sejam de IA utilizem aplicativos de IA. As tecnologias de IA no-code utilizam interfaces simples para sistemas complexos. A crescente procura por especialistas em IA cria um impulso na necessidade de plataformas de low-code. As tecnologias low-code e no-code podem ser vistas como uma tendência emergente nos próximos anos devido à sua viabilidade, velocidade, flexibilidade, tempo e economia de custos.

 

·         Cibersegurança

 

Nos tempos atuais de violações de dados e ameaças cibernéticas, não há empresa líder que não esteja à procura de segurança cibernética. Com o aumento desenfreado de dados, a segurança cibernética é uma tarefa em si. A IA pode desempenhar um papel crucial na mitigação desses riscos cibernéticos.

No processo, as ferramentas orientadas por IA coletam dados de várias fontes reconhecidas e não reconhecidas e empregam algoritmos de ML para detetar padrões incomuns ou atividades suspeitas. Com a introdução de ferramentas de IA na segurança cibernética, os próximos anos poderão testemunhar melhores aplicações de segurança. Assim, mais do que uma tendência, a cibersegurança tornou-se uma necessidade.

 

·         Metaverso

 

O Metaverso, a próxima evolução da web, é uma plataforma virtual que exibe a internet como um único universo e permite que os utilizadores venham e joguem juntos. O Metaverso tornou-se uma palavra da moda da época e pode ser visto como uma das principais tendências de IA nos próximos anos. A IA e o ML não apenas facilitarão essa plataforma, mas serão vistos como um componente vital dela.

Por exemplo, os bots de IA podem ser empregados para ajudar os utilizadores a escolher os serviços certos. A IA também pode fornecer experiências de utilizadores imersivas. A IA serve como um elo entre vários componentes do Metaverso, como animação 3D e VR, entre outros.

 

Para saber mais sobre Inteligência Artificial e Machine Learning, consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.