Quando a Microsoft anunciou que o .NET Framework 4.8 seria o último grande lançamento do .NET Framework completo e considerando que o .NET Core já era amplamente usado para o desenvolvimento de plataforma, é mais que tempo de migrar do Framework para o Core.

Além de ser multiplataforma, o .NET Core tem melhor desempenho e tem vários melhoramentos em relação ao .NET Framework. Além disso, é de código aberto e não proprietário, como o Framework costumava ser.

Trata-se de uma franca evolução para um produto multiplataforma, que funciona noutros sistemas operativos para além do Windows. Para além desta vantagem óbvia, em cloud, o custo de um servidor Linux é, no mínimo, metade do preço de um servidor Windows, o que torna esta migração uma vantagem evidente em termos financeiros.

 

Recomendações de migração do .NET Core

 

  • Análise de código: aprenda como a sua solução é compatível com o framework .NET Core
  • Tipos de migração: escolha como migrar com base em como seu software foi desenvolvido e lançado. Entenda onde cada projeto se encaixa na estratégia de migração, dependendo de sua complexidade e quantidade de código específico do Windows.
  • Migração dos arquivos .csprojs: converta os seus arquivos de projeto para o formato obrigatório Microsoft.NET.Sdk.
  • Migração de código: converta seu código C # para .NET Core / .NET Standard.
  • Muitos processos de migração dependerão não apenas de sua solução, mas também de como o software é desenvolvido e lançado.

 

Pense na sua solução em .NET Framework. A maior parte da base de código é independente de plataforma e funcionará em qualquer sistema operacional. Alguns deles, no entanto, não são e funcionarão apenas no Windows. Antes de iniciar qualquer migração, deve saber quais as bibliotecas problemáticas.

 

A ajuda da ferramenta Portability Analyzer

A Microsoft desenvolveu uma ferramenta denominada Portability Analyzer que se concentra em analisar o código e fornecer um relatório completo sobre a compatibilidade entre a estrutura atual e as estruturas de destino selecionadas.

Embora possa ser um ótimo ponto de partida, não confie cegamente nos resultados. Existem alguns falsos negativos, principalmente em relação a bibliotecas de terceiros, portanto, certifique-se de validar com outras ferramentas, como o Catálogo de API .NET, que permite verificar quais as bibliotecas .NET que estão disponíveis e as alternativas Nuget para as que não estão.

 

Para saber mais sobre migrações para o .NET Core, consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.