Por vezes, surge a dúvida entre a comunidade developer sobre a gratuitidade do .NET Core. Hoje, vamos tentar esclarecer todas as questões em torno desse tema. O .NET é um código aberto e multiplataforma, mantido pela Microsoft e pela comunidade .NET no GitHub. Está classificado entre os 30 projetos de código aberto mais ativos desde 2017 e pode funcionar tanto em ambiente Windows como Linux.
Todas as funcionalidades do .NET são de código aberto, incluindo as bibliotecas de classes, o tempo de execução, os compiladores, as linguagens, a estrutura da web ASP.NET Core, as estruturas de desktop do Windows e a biblioteca de acesso a dados Entity Framework Core.
A documentação também é de código aberto. O guia da biblioteca de código aberto disponibiliza recomendações para developers .NET. O próprio guia é de código aberto no GitHub e desenvolvido em parceria.
Criando a sua própria versão do .NET Core
É possível criar a sua própria versão do .NET a partir do código-fonte, embora grande parte das aplicações de produção necessite de uma versão compatível. A Microsoft disponibiliza lançamentos oficiais que são construídos e testados em servidores mantidos pela multinacional no Azure e dispõe de suporte, como qualquer outro produto da marca.
O .NET Core está aberto a contribuições, como em qualquer outro projeto de código aberto. Estas contribuições são revistas e só depois aceites, sendo que a Microsoft já aceitou mais de 100 mil contribuições de developers fora do seu universo.
O suporte da .NET Foundation
Os vários componentes do .NET são mantidos em repositórios GitHub, que utilizam as licenças MIT ou Apache 2. Alguns desses repositórios licenciam documentação e outros conteúdos sob licenças Creative Commons.
São já mais de 50 os projetos de código aberto que fazem parte da .NET Foundation. A Microsoft, bem como outras tecnológicas multinacionais, fizeram contribuições significativas. A .NET Foundation é uma organização independente e sem fins lucrativos, criada para disponibilizar suporte a um ecossistema de código aberto inovador em torno da plataforma .NET.