Robot Process Automation (RPA) é o termo usado para ferramentas de software que automatizam parcial ou totalmente atividades humanas que são manuais, baseadas em regras e repetitivas. Funcionam pela replicação das ações de um ser humano real, interagindo com uma ou mais aplicações de software para realizar tarefas como inserção de dados, processamento de transações padrão ou responder a consultas simples de atendimento ao cliente.

As ferramentas de automação de processos robóticos não substituem as aplicações de negócios subjacentes. Em vez disso, automatizam as tarefas já manuais dos trabalhadores humanos. Basicamente, olham para os mesmos ecrãs dos trabalhadores, preenchem e atualizam as mesmas caixas e campos na interface de utilizador.

 

Para que serve o Robot Process Automation?

Libertam os humanos de tarefas monótonas e de baixo valor, como inserção de dados, e torna-os disponíveis para tarefas de maior valor que requerem criatividade humana, engenho e tomada de decisão.

Isso ajuda a garantir que as tarefas podem ser concluídas mais rapidamente porque a ferramenta de Robot Process Automation pode encontrar e recuperar quaisquer dados necessários.

Um dos principais benefícios do Robot Process Automation é que as ferramentas não alteram os sistemas ou infraestrutura existentes. Muitas outras ferramentas de automação de processos interagem com sistemas, usando interfaces de programação de aplicações (APIs), o que significa escrever código e pode levar a preocupações sobre garantia de qualidade, manutenção desse código e resposta às mudanças nas aplicações subjacentes.

 

Quais as suas maiores vantagens para as organizações?

As fontes e destinos de dados precisam de ser altamente estruturados e imutáveis ​​- as ferramentas de Robot Process Automation não lidam bem com particularidades, erros, exceções e outras contingências típicas das interações humanas.

Mas mesmo com essas considerações, há enormes benefícios tangíveis e concretos da utilização de Robot Process Automation nas organizações.

À medida que estas ferramentas ficam mais sofisticadas, começam a assumir características de ferramentas de gestão de processos de negócios, bem como de Inteligência Artificial. Isso permite que se tornem ainda mais eficientes e, por exemplo, levem a um ponto onde podem analisar o sentimento numa consulta ou correspondência de um cliente específico.

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