O blockchain passou de uma relativa obscuridade a tópico dominante em apenas alguns anos. Percebendo a aplicabilidade transversal do blockchain, centenas de líderes de governos juntaram-se a grupo de trabalhos de blockchain na Administração Pública para partilhar casos de sucesso e boas práticas.

O entusiasmo em torno desta tecnologia está a crescer à medida que várias entidades públicas começam a fazer testes piloto e a testar aplicações de blockchain para pagamentos, cadeia de fornecimento, gestão de identidades, partilha segura de dados e muito mais. Embora a lista de aplicações de blockchain no setor público continue a crescer, há benefícios comuns que são incontornáveis.

 

Criar relações de confiança com os cidadãos

Menos de 20% dos norte-americanos dizem que podem confiar que o Governo fará o que é certo na maioria das vezes. As razões para essa desconfiança são numerosas e complexas, mas há potencial para o blockchain contribuir para uma reversão dessa tendência.

Um recurso importante das soluções baseadas em blockchain é a transparência por via da descentralização, permitindo que as partes participantes vejam e verifiquem os dados. Uma solução de blockchain para alguns serviços ao cidadão pode permitir a verificação independente de reivindicações governamentais.

Por exemplo, os governos da Suécia, Estónia e Geórgia estão a fazer experiências com registos de terras baseados em blockchain, permitindo que várias partes mantenham cópias do registo com segurança. Esse modelo pode ajudar a resolver rapidamente disputas de propriedade ou evitá-las por completo. Quando os cidadãos e governos partilham o acesso aos registos, o potencial de desconfiança diminui.

 

Proteção de dados confidenciais

As violações de dados pessoais tornaram-se um flagelo no mundo digital de hoje. Os nomes completos, números da Segurança Social, datas de nascimento, endereços e números de carta de condução de 143 milhões de norte-americanos foram expostos em 2017. Apenas 2 anos antes, mais de 20 milhões de registos de funcionários públicos foram roubados de bancos de dados.

Como guardiões de registos padrão da sociedade, os Governos são grandes alvos dos hackers. Mas, em vez de aceitar esses ataques como o custo de fazer negócios na era da informação, podem ser mitigados ou evitados por meio da implantação responsável de estruturas de dados de blockchain. Essas estruturas de dados fortalecem a segurança da rede, reduzindo o risco de ponto único de falha e podem tornar a tentativa de violação proibitivamente desafiadora.

Agências governamentais, como o Departamento de Segurança Interna (DSI) dos EUA, estão a levar a sério as aplicações de blockchain em segurança cibernética. O DSI está a financiar startups de blockchain para conduzir pesquisas e desenvolvimento e explorar novas abordagens para a segurança cibernética.

 

Redução de custos e melhoria da eficiência

As agências governamentais devem cumprir sua missão enquanto gerem com responsabilidade os recursos escassos. Para os líderes governamentais que caminham nesta corda bamba do orçamento, o blockchain pode ser uma tábua de salvação. No contexto certo, as soluções de blockchain podem reduzir a redundância, otimizar processos, diminuir a carga de auditoria, aumentar a segurança e garantir a integridade dos dados.

 

Para saber mais sobre blockchain, consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.