O Robot Process Automation (RPA) é uma adaptação da tecnologia baseada na contribuição única de um determinado negócio para facilitar as operações diárias e cortar despesas. Quase todos os negócios são executados em processos baseados em regras que podem ser convertidos em RPA. Com o RPA, tarefas repetitivas ou correntes podem ser realizadas por meio de software configurado, conhecido mais coloquialmente como “robot”.

As ferramentas RPA basicamente apreendem e interpretam dados que podem ser utilizados ou aplicados de novas formas. O RPA pode, por exemplo, ser configurado para enviar catálogos de produtos semanais a todos os clientes existentes.

O RPA representa uma espécie de meio termo entre o machine learning e a Inteligência Artificial (IA) plena. Em última análise, o RPA manipula dados e instiga respostas em sistemas digitais que podem economizar muito tempo e trabalho às empresas.

 

Quais as maiores razões para recorrer ao RPA?

Uma das maiores vantagens que o RPA oferece é a redução de tarefas redundantes que afetam os membros da equipa. Todos gostam que a sua carga de trabalho seja mais leve, mas o RPA vai um passo além, eliminando a necessidade de atividade humana em tarefas entediantes ou fáceis de errar, como copiar e colar dados ou preencher formulários.

Um bónus adicional desse tipo de tarefas geridas pela RPA é que a conformidade com os regulamentos é uma conclusão precipitada. Os “bots” RPA podem trabalhar em várias interfaces e utilizar o machine learning para aprender padrões ao longo do tempo. Não estão sujeitos a erros humanos que podem surgir da repetição.

 

1. Aplicações de RPA já são bastante comuns

O aumento da popularidade da RPA está centrado na sua aplicabilidade natural ao trabalho remoto. Por meio de uma combinação de processamento de linguagem natural e machine learning, o RPA pode simplificar tudo, desde os formulários que aguardam os seus novos clientes quando eles se cadastram no site da sua empresa até a forma como agrega os dados que geram a sua receita.

 

2. Libertar a sua equipa de tarefas monótonas

O RPA alivia a necessidade de os membros da equipa se cansarem ou se frustrarem com tarefas como inserção de dados, pesquisa de terminologia, preenchimento de formulários e outras tarefas manuais não especializadas que consomem uma grande quantidade de energia.

Livres desse tipo de tarefas diárias, os membros da equipa desfrutam de maior produtividade e menos stress, o que aumenta a satisfação geral do trabalhador. Qualquer melhoria reflete-se noutros aspetos geradores de receita, levando a maiores contribuições de cada membro da equipa.

 

3. RPA pode criar oportunidades de qualificação

Tudo, desde a rápida adoção do e-commerce até a evolução contínua da tecnologia na cloud exigiu repensar sobre o que os membros da equipa devem aprender e com que rapidez. Instituir uma estratégia de RPA numa equipa faz mais do que relegar digitalmente as tarefas diárias, permitindo também que os membros da sua força de trabalho aumentem as suas capacidades.

O RPA permite ainda que a mesma equipa criativa aprenda novas maneiras de realizar tarefas tradicionais, empurrando as suas capacidades criativas para áreas de seu negócio que nunca teriam considerado antes.

 

4. RPA pode originar uma maior consistência

Para quase todos os tipos de negócio, a consistência traduz-se em lucro. O que é mais frustrante do que perceber que completou a mesma tarefa sem pensar por uma hora e que 10% dos seus esforços não correspondem aos outros 90%?

Com o RPA, as preocupações com a consistência são eliminadas. O seu “bot” RPA, quando programado para as suas necessidades, pode completar a mesma tarefa o dia todo sem cometer um único erro. As ramificações de precisão do RPA para processos comuns, como stock, integração, faturação, recrutamento, contabilidade e geração de relatórios, são enormes.

 

Para saber mais sobre RPA, consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.