Em instituições públicas, como secretarias, institutos e outras entidades governamentais, é comum o uso de inúmeras ferramentas de tecnologia para atender às especificações de cada missão. Já em ambientes privados, essas ferramentas são mais generalistas. Mas com a alta velocidade de crescimento da tecnologia nos dias de hoje, como enfrentar esse desafio?

Em ambientes de empresas privadas, a necessidade de ter um número limitado de ferramentas de TI é comum para atender a cenários específicos. Por exemplo, no retalho, uma empresa do setor privado que vende roupas tem características semelhantes às de seus concorrentes, usando um leque limitado de processos e ferramentas.

O que muda são os parâmetros e a capacidade de investir em ferramentas mais inteligentes, em comparação com os seus concorrentes. Em detalhe, a estratégia de BI permite que as empresas possuam indicadores que apresentam mais informações e, com pouco mais investimento, os seus executivos acompanhem as vendas online. Muito provavelmente, num concorrente com menor capacidade de investimento, as mesmas informações são analisadas quinzenalmente, mas na verdade utilizam processos e ferramentas semelhantes.

 

Solução para a Administração Pública? É simples: Sharepoint

Em instituições públicas, porém, onde a estratégia dos seus departamentos varia, e é necessário atender às diversidades de processos existentes, que se baseiam em leis e decretos específicos, como encontrar uma solução tecnológica para suprir tais processos? Em algumas instituições públicas, existe o conceito de pagamento de salários extra para funcionários que estão a cobrir faltas de colegas. Qual o sistema de RH que possui esse tipo de cálculo específico para essa rotina, contemplando essas especificações, que está descrito em legislação e detalhado em regimento interno?

Utilizar ferramentas que visam apoiar processos dinâmicos, de forma ágil e simples, será um ponto importante para propor soluções. Outro elemento fundamental dessa estratégia será ter uma equipa capacitada para auxiliar e montar a solução com essas ferramentas. A solução SharePoint, da Microsoft, tem atendido a uma variedade de setores públicos e privados.

 

Porque optar pelo Sharepoint para entidades públicas?

Com o suporte da experiência de uma equipa competente, as soluções da Microsoft podem ajudar a estender a capacidade de desenvolver ferramentas mais abrangentes e dinâmicas. O Microsoft Visual Studio .NET permite a customização de formulários com o que há de mais moderno no mercado.

Ao integrar a solução SharePoint, SQL Server e criar algumas conexões com o desenvolvimento .NET, pode simplificar-se as iterações com o utilizador, a fim de validar os parâmetros de entrada do cálculo, para que a solução seja integrada com todas as outras ferramentas, sem a necessidade de solicitar um grande desenvolvimento por uma empresa de software, ou uma grande customização no sistema de RH específico.

O desenvolvimento e parametrização de um framework com recursos de escalabilidade e portabilidade, proposto pelo Microsoft SharePoint, permite a integração de processos e a atualização dos mesmos, de acordo com os avanços da tecnologia. Como exemplo, temos as modernas aplicações para smartphones (APP), que possuem uma ótima integração com outras ferramentas, como o Facebook e demais ambientes de ferramentas Cloud.

 

Para saber mais sobre Sharepoint para o setor público, contate-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.