À medida que os governos de todo o mundo implementam bloqueios e quarentenas comunitárias, milhões de pessoas e empresas confiam na tecnologia para continuar com as suas vidas. Privados da sua capacidade habitual de se movimentar fisicamente, recorrem à Internet e a várias ferramentas da Web para continuar a trabalhar.

A pandemia em andamento demonstra como a computação na cloud se tornou essencial no mundo moderno. Muitas dos serviços disponíveis on-line são possíveis pela nuvem. De jogos a aplicações de produtividade e a software usado por empresas e instituições, há hoje um papel vital do cloud computing.

As lojas que ainda usam alojamento tradicional na web provavelmente sofrerão paragens devido à falta de recursos de rede para lidar com os aumentos drásticos no tráfego. As soluções de alojamento na nuvem são altamente escaláveis, portanto, é improvável que um aumento repentino no tráfego atrapalhe os negócios.

Além disso, os fornecedores de alojamento na cloud estão mais equipados e com mais experiência em lidar com ataques cibernéticos. Eles podem proteger os seus servidores contra hackers e outras ameaças melhor do que as organizações que operam servidores físicos no local. Isso significa que as soluções na cloud ajudam a minimizar instâncias de inatividade provocadas por ataques cibernéticos.

 

A importância do cloud computing na saúde

Um relatório recente da West Monroe Partners revela que o setor de saúde lidera os setores financeiro e até de energia e serviços públicos quando se trata de uso da cloud. Muitos hospitais, instituições de saúde e agências governamentais de serviços de saúde digitalizaram e trouxeram os seus dados para a nuvem para otimizar serviços e maximizar os resultados dos pacientes.

Essa adoção antecipada da cloud é um grande benefício na luta contra a pandemia, pois melhora a capacidade de analisar dados relevantes para melhorar a resposta. A computação na cloud é mais do que apenas armazenamento de dados. Também reduz os custos de TI para as instalações de saúde, pois evita a necessidade de formar pessoal, adquirir equipamentos e fornecer espaço físico para os funcionários e o hardware de TI. Além disso, facilita a interoperabilidade, permitindo integrações de dados e sistemas.

 

A vez do teletrabalho

A acessibilidade remota a dados e ferramentas on-line interativas possibilita ainda que médicos e outros profissionais de saúde prestem serviços à distância. A telemedicina está a tornar-se mais útil à medida que as pessoas tentam evitar interagir pessoalmente com outras pessoas. É útil para diagnosticar certos tipos de condições, bem como para o processamento de pedidos de assistência médica.

Embora nem todos os tipos de trabalho sejam compatíveis com o teletrabalho, a computação na cloud fornece melhorias significativas de produtividade para aqueles que o são. O trabalho de back-office, contabilidade, ensino/formação, programação, web design, redação, edição, engenharia, marketing on-line, consultoria e vários outros trabalhos podem ser efetuados em regime de trabalho remoto com relativa facilidade.

O teletrabalho já existia antes do aparecimento da computação na cloud, mas costumava estar repleto de ineficiências e dificuldades técnicas. As tarefas de contabilidade, por exemplo, podem ser concluídas em casa e os documentos enviados para o escritório por email ou por outros métodos de envio de arquivos.

 

Para saber mais sobre cloud computing, contate-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.