Num esforço para otimizar os processos de negócios, cada vez mais CIOs estão a recorrer à automação de processos robóticos, ou RPA. Esta tecnologia apresenta um grande potencial para economizar tempo e dinheiro das empresas, executando tarefas rotineiras e repetitivas a um ritmo mais rápido.
Ainda assim, apesar do processo de amadurecimento e do crescente número de casos de uso que incluem a atualização de registos médicos eletrónicos, a simplificação do processamento de reclamações e a gestão dos níveis de pessoal, o RPA ainda não está difundido nas configurações de assistência médica.
O investimento lento em RPA na área da saúde pode não ser devido à própria tecnologia, mas a implementações apressadas que adiaram ou descartaram muitas iniciativas de robótica. Para organizações que procuram um caminho a seguir, aqui está uma visão geral da tecnologia emergente, incluindo o papel que o RPA pode desempenhar num ambiente de assistência médica e o que as organizações devem considerar antes de implementá-las.
O que é o RPA?
O RPA é um tipo de tecnologia de automação de processos de negócios que permite às organizações integrar interações humanas em sistemas digitais para processos de negócio mais eficientes. Com recurso às ferramentas RPA, uma empresa pode configurar um software ou um “robot” para capturar e interpretar aplicações para processar uma transação, manipular dados, acionar respostas ou comunicar com outros sistemas digitais.
Os cenários de RPA variam de algo tão simples como gerar uma resposta automática a um email até implantar milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos num sistema ERP.
Quais as principais vantagens do RPA na Saúde?
Comparando com as soluções de TI tradicionais, o RPA permite que as organizações automatizem processos por uma fração do custo e do tempo exigidos anteriormente. A tecnologia também não é intrusiva por natureza, usando a infraestrutura existente de uma organização sem perturbar os seus sistemas essenciais.
Os robots de RPA são capazes de imitar quase qualquer interação humana previsível, permitindo fazer login em aplicações, mover arquivos, preencher formulários e muito mais. A alavancagem dessa tecnologia na área da saúde apresenta oportunidades que podem libertar o tempo dos médicos e melhorar a prestação de cuidados.
Permitir que o RPA lide com processos de negócio não apenas aprimorará os fluxos de trabalho clínicos, como também retornará tempo precioso à equipa e permitirá tratamentos personalizados aos pacientes.