Segundo um relatório da McKinsey datado de 2016, o setor de saúde tinha um potencial técnico de cerca de 36% para automação. Três anos mais tarde, os autores de um estudo publicado no JMIR Research Protocols afirmam firmemente que “o futuro setor da saúde sem dúvida envolverá a automação de tarefas rotineiras”.

Espera-se que a implementação da automação de processos robóticos na área da saúde seja o maior “driver” de automação adicional. Isso não é difícil de entender, se tivermos em conta não apenas o aumento resultante da produtividade dos funcionários humanos, mas também do facto de que algumas formas de automação, indiretamente, criam, não apenas mais trabalho para os seres humanos, mas também um trabalho de maior valor.

Agendamento, entrada de pedidos médicos, tarefas de revisão de exames laboratoriais, registos pessoais de saúde, automação da coleta de dados de pacientes em sala de espera, registos médicos eletrónicos, pedidos remotos de testes e repetição de prescrições, sistemas de apoio à decisão clínica, sistemas de telesaúde e telemedicina são apenas algumas das grandes áreas de aplicação de RPA na área da saúde.

 

Quais as grandes áreas de RPA na Saúde?

 

  • Agendamento de pacientes mais eficaz

Os robôs de software podem otimizar a programação online. Os fatores recebidos por meio da solicitação de consulta, como diagnóstico, localização, operadora de seguros, preferências pessoais etc., podem ser reunidos num relatório e encaminhados para um representante da gestão de referência que efetivamente faz a consulta.

 

  • Melhoria do ciclo de atendimento

O RPA aprimora a análise de dados e, portanto, possibilita a monitorização contínua de registos. A análise de quantidades abrangentes de dados aumenta a probabilidade de um diagnóstico mais preciso, o que leva a estratégias de tratamento melhor adaptadas. De facto, algumas pesquisas mostram que a automação nos registos médicos leva a uma redução nas mortes e das complicações.

Além disso, os médicos que não precisam de rastrear manualmente quantidades potencialmente muito grandes de dados, porque os bots podem fazê-lo, podem investir mais tempo no atendimento e na prestação de assistência humana aos seus pacientes. Esta é mais uma ilustração de um resultado paradoxalmente humanista da implementação de RPA.

 

  • Gestão simplificada de fluxos de trabalho de assistência médica

Leia-se bem-estar da população, gestão de casos e utilização e coordenação de assistência médica ou monitorização remota. Todos esses são aspetos essenciais para os profissionais de saúde e os pacientes. Envolvem inúmeras tarefas repetitivas de alta frequência e alto volume, que podem ser concluídas com mais eficiência por robôs de software. O resultado final implica custos mais baixos para fornecedores e um serviço aprimorado para os utentes.

 

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