Não é surpresa que as pessoas com deficiência visual estejam a exigir melhor acessibilidade web. Preenchida cada vez mais com Instagram stories e lojas online que exibem imagens e vídeos de produtos em alta definição a 360 ​​graus, a Web tornou-se um espaço público visual, o que coloca muitos utilizadores em desvantagem.

Não são apenas os processos que fazem aumentar a procura por maior acessibilidade web, mas o crescente problema da visão deficiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 mil milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, nomeadamente baixa visão, daltonismo e cegueira (parcial). Isso representa quase 20 por cento da população global, incluindo os visitantes do seu site.

 

Acessiblidade web: como ajustar o seu website a utilizadores com problemas de visão?

 

  • Ajuste a sua mentalidade

O objetivo não é que os visitantes tenham apenas uma boa acessibilidade web, mas que tenham a melhor experiência possível. Por isso, é preciso ajustar o website, por forma a adaptá-lo aos diferentes tipos de deficiências visuais.

 

  • Sensibilidade ao contraste

A sensibilidade ao contraste ocorre quando as pessoas não conseguem ler o texto colocado sobre imagens e vídeos. Isso acontece quando o texto em branco é colocado num plano de fundo claro, o texto em preto é colocado num plano de fundo escuro ou o texto é colocado num plano de fundo visualmente congestionado.

Ao contrário da sensibilidade à luz, os problemas de sensibilidade ao contraste são fáceis de identificar. Navegadores populares, incluindo o Chrome e o Firefox, incluem agora uma “verificação de pontuação de contraste” nas suas ferramentas de desenvolvimento, que sinalizam todas as seções da página que não são suficientemente visíveis. No entanto, estas pontuações automáticas nem sempre são 100 por cento precisas.

Para lidar totalmente com a sensibilidade ao contraste, o ideal é consultar as diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG). Este protocolo define que o texto, ou imagens de texto, deve ter uma taxa de contraste de pelo menos 4,5: 1. Exceções feitas ao texto grande (onde é 3: 1), texto e logotipos invisíveis e decorativos, onde o texto faz parte de um nome de uma marca.

 

  • Daltonismo

O daltonismo (ou deficiência de visão de cores) dificulta (ou torna impossível) que as pessoas afetadas identifiquem ou distingam cores específicas. Imagine que uma pessoa daltónica visita uma loja online para comprar uma camisa vermelha e vê apenas as verdes. Como esse visitante saberia quais comprar?

Nalguns casos, será impossível adaptar uma imagem para aparecer corretamente aos olhos de alguém com deficiência de visão colorida. Para isso, as opções são fornecer suporte via chat/ao vivo ou prompts de texto (ou, idealmente, ambos).

Para fornecer prompts de texto, adicionamos o nome da cor como texto às imagens, usando o atributo alt. Portanto, em vez de dizer que uma imagem é uma camisa, declaramos explicitamente que é uma camisa vermelha. Quanto mais específico melhor. O amarelo é útil, mas o “amarelo mostarda” é muito mais descritivo.

Isso envolverá alguma codificação leve, ou, em alternativa, pode usar uma das ferramentas de gestão de imagem no mercado que ajudam a automatizar esse processo. Outra opção é fornecer um padrão exclusivo para representar cada cor diferente na sua página web. As abordagens-padrão não são simples – os designers têm de codificar manualmente ou usar um software de edição de imagens como o Photoshop ou o Gimp para criar um recurso extra para cada caso.

 

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