Os benefícios do cloud computing são diversos e já amplamente comprovados: economia de custos, maior eficiência, maior agilidade, oportunidades de crescimento e inovação. Ao analisar as tendências de tecnologia para a próxima década, especificamente as relacionadas com o cloud computing, é inevitável que as empresas precisarão de adotar a nuvem para escalar e inovar face à concorrência.
- Mais de 80% dos fluxos de trabalho empresariais estarão na nuvem até 2020, dos quais 41% serão executados em plataformas de cloud pública.
- Os serviços de cloud pública devem crescer 18% até final de 2019
- Os serviços financeiros progrediram mais na adoção da cloud além da maturidade básica, em comparação com o setor dos seguros e da assistência médica
À medida que o final de 2019 se aproxima, os orçamentos estão a ser renovados e os planos estratégicos para o ano fiscal de 2020 estão a ser implementados. Vale, por isso, a pena observar as 5 principais tendências de Cloud Computing e como as empresas se podem preparar e investir em áreas específicas para maximizar o seu ROI para o futuro.
Quais as principais tendências de cloud computing para 2020?
- A ascensão da computação quântica
À medida que o avanço tecnológico aumenta, a capacidade e a energia de computação também precisam de aumentar para fazer face à procura. A computação quântica permitirá que computadores e servidores processem informação a taxas rápidas em comparação com os padrões atuais. Como a espinha dorsal do cloud computing se baseia em sistemas de rede rápidos, que não são acumulados em atraso, desempenhará um papel fundamental no aumento da potência computacional e na eficiência da computação.
O aumento na capacidade de computação devido à agilidade da nuvem está diretamente correlacionado com a adoção e o aumento do uso de transações de blockchain.
- Tudo Blockchain
Como o cloud computing é descentralizado e escalável por natureza, a tecnologia blockchain é um ajuste natural quando se trata de desenvolvimento na nuvem. Muitas Fintechs estão já a aproveitar o poder do blockchain, especificamente quando se trata da análise e validação de criptomoedas.
As empresas podem e continuarão a utilizar a tecnologia blockchain para trazer servidores para a nuvem, criar aplicativos personalizados, fazer análises de dados em larga escala e produzir resultados tangíveis com base em resultados.
- Aumento dos nativos digitais
A força de trabalho continua a evoluir, assim como as expectativas de seus trabalhadores. Até 2020, o número de pessoas que ingressam no mercado de trabalho já estaria bem versado na cloud e nos seus benefícios. Denominados “nativos digitais”, esses trabalhadores, provavelmente, unir-se-ão, o que criará dois grupos distintos dentro das empresas: aqueles que estão familiarizados com as melhores práticas digitais e aqueles que não estão.
As empresas precisarão de adotar o cloud computing e outros avanços tecnológicos para preencher a lacuna e integrar os dois grupos de trabalho numa força de trabalho unificada.
- Maior mobilidade como padrão global
Correlacionada com o aumento de “nativos digitais”, a mobilidade tornar-se-á o requisito número um para atrair os melhores talentos e reter funcionários leais. Os trabalhadores habituados às políticas de “traga seu próprio dispositivo” esperam que isso seja a norma, além da capacidade de trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora. A cloud continuará e será cada vez mais usada como um facilitador para atender às expectativas de mobilidade global dos seus funcionários e clientes.
- Edge computing
A principal vantagem do edge computing é sua infraestrutura distribuída. As empresas que exigem acesso instantâneo a dados e poder de computação para atender os seus clientes continuarão a utilizar e a contar com a computação de ponta para fornecer uma latência cada vez menor e uma infraestrutura sustentável para atender às expectativas dos clientes.
O edge computing também será um importante abridor de portas para as empresas adotarem as tecnologias na cloud, pois reduz significativamente os custos e permite o acesso rápido e frequente aos dados.