O blockchain é muito mais do que apenas criptomoeda, e o interesse renovado nessa tecnologia pode ajudar a provar seu valor além da bolha das criptomoedas. Com exemplos do mundo real difíceis de encontrar, governos, organizações e aqueles que exercem mais influência devem colaborar para trazer a blockchain para fora da crise da criptomoeda. Mas os proponentes da tecnologia podem encontrar o equilíbrio perfeito e dar à blockchain uma nova vida?

De acordo com um artigo recente da revista Forbes, trazer o melhor do blockchain pode não ser tão fácil como a impressão em IA ou 3D, que podem ser facilmente entendidas pela maioria das pessoas como uma ferramenta poderosa para a mudança.

 

Rumo a uma infraestrutura digital pública?

Muitas pessoas, no entanto, veem o blockchain como a próxima ‘infraestrutura digital pública completamente neutra, como a internet ou o email’. Rutger van Zuidam, fundador do hackathon Odyssey, é uma dessas pessoas. “A colaboração é a única forma de superar muitos desses desafios – sociais, organizacionais ou ambientais – e é aí que entra o blockchain”, afirma van Zuidam.

A utilização do blockchain como estimulante da inovação colaborativa e infraestrutura neutra para enfrentar os desafios globais mostra a tecnologia sob uma luz mais brilhante. Como van Zuidam afirma, “os maiores desafios para o blockchain são a adoção e a governança, não é a tecnologia”.

 

Uma solução de TI ou organizacional?

Embora a adoção até agora tenha sido fixada no potencial de crescimento (supostamente) ilimitado das criptomoedas, o crescente interesse na versatilidade da blockchain sugere um futuro brilhante. “Governos e organizações compreender que não possuem essa infraestrutura, mas querem fazer parte dela, por isso podem ajudá-la a evoluir e crescer”, diz van Zuidam, apontando que “em última análise, o blockchain não é uma solução de TI, é uma solução organizacional.”

 

Para saber mais sobre blockchain, contate-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.