A acessibilidade web e a garantia de que o seu conteúdo pode ser consumido por todas as pessoas é hoje um dos problemas mais importantes que as empresas enfrentam. Ainda assim, permanece surpreendentemente fora do radar de muitas marcas, particularmente entre as Pequenas e Médias Empresas (PME). Muitos proprietários de pequenas empresas não compreendem sequer exatamente o que o termo realmente significa.
Não, acessibilidade web não significa garantir que todos tenham acesso à Internet. Acessibilidade web refere-se a garantir que todo o conteúdo online pode ser prontamente consumido por pessoas com deficiência.
Falta de acessibilidade web é sinónimo de perca de potenciais clientes
Os indivíduos com deficiência representam 6,1% da população portuguesa, segundo dados dos Censos 2001 recolhidos no Pordata. São mais de 630 mil pessoas.
Embora uma ação judicial seja certamente uma possibilidade assustadora para uma empresa de pequeno e médio porte, muitas pessoas com deficiência não passarão por esse processo legal depois de descobrirem que o seu site não funcionará com o equipamento de assistência. Em vez disso, optarão por não fazer negócios com a sua empresa.
Um estudo realizado no Reino Unido concluiu que “nove em cada dez pessoas não se preocupam em reclamar sobre problemas de acessibilidade do site”. Apesar disso, o estudo constatou que 71% das pessoas com deficiência abandonarão um site difícil de usar. Isso resulta numa perda estimada em mais de 13,2 biliões de euros por ano, apenas no Reino Unido.
Muitas empresas que não cumprem os padrões de acessibilidade web não receberão reclamações dos seus clientes perdidos. Mas haverá um impacto no resultado final, à medida que estes clientes potenciais forem para os concorrentes que não colocarem barreiras à acessibilidade no seu caminho.
Tornar a acessibilidade web uma prioridade
O tratamento proativo de quaisquer problemas de acessibilidade web que a sua marca enfrente deve tornar-se uma prioridade para este ano e para os seguintes. Se contratar uma agência digital para criar um novo website para a sua marca, verifique se essa agência compreende a acessibilidade do site e se possui as ferramentas e o conhecimento necessários para criar um site compatível com os padrões globais de acessibilidade.
Mesmo que o seu site não sofra uma grande reformulação, deve auditar seu conteúdo e código fonte para encontrar e corrigir os problemas que o impedem de ser acessível a todos. A melhor regra é seguir as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) da Web Accessibility Initiative (WAI).
Essas diretrizes abrangem uma ampla variedade de elementos para garantir a conformidade com a acessibilidade web – desde o uso adequado de texto alternativo até a navegação apenas por teclado. A otimização do seu conteúdo para uma ampla gama de necessidades destaca a sua dedicação ao seu público. A acessibilidade web também pode render dividendos na sua base geral de clientes.