O blockchain é uma espécie de banco de dados distribuído, que poderia salvar os registos de transações numa estrutura em árvore e que não pode ser revertida. No blockchain, todos os nós são digitalmente marcados com o tempo.

O blockchain é o “ledger” distribuído que contém criptograficamente dados de transações/registos na forma de um nó de árvore, onde todos os nós estão conectados numa cadeia e não podem ser alterados ou revertidos sem ser detetado. Na verdade, o blockchain é a espinha dorsal da moeda digital bitcoin, sendo esta a aplicação mais famosa desta tecnologia.

Tendo por base tecnologia criptográfica que começou a ser desenvolvida durante a segunda guerra mundial com o pai da computação Alan Turing, o  blockchain foi idealizado em 2008 pelo mesmo Satoshi Nakamoto que está por trás da invenção do bitcoin e foi proposto como o banco de dados distribuído que pode conter registos financeiros, médicos, de funcionários, de pacientes e assim por diante.

Como não dependia da aprovação de terceiros e todos os nós têm uma assinatura digital para garantir a sua validade, o blockchain reduz as probabilidades de fraude financeira e o rastreamento de transações financeiras torna-se mais fácil.

 

Como funciona o blockchain?

Podemos simplesmente assumir o blockchain como um banco de dados distribuído que suporta uma estrutura em árvore e onde, sempre que uma transação é iniciada, um novo nó é criado, o qual possui uma assinatura digital com um registo de data e hora e uma validação a partir desse registo. Esse novo nó conecta-se ao nó anterior e cria uma cadeia inquebrável.

 

Ciclo de vida do blockchain

  1. Uma transação é iniciada depois de ser assinada digitalmente
  2. Informações sobre a transação são enviadas para todos os nós relacionados que verificam sua integridade.
  3. Após a verificação, a transação é aceite como um nó.
  4. O recetor recebe a transação.

 

Benefícios do blockchain em várias indústrias

Muitas indústrias viram uma grande oportunidade na tecnologia blockchain, que poderia resolver muitos dos seus problemas. Aqui ficam alguns exemplos:

  • No setor da educação, o banco de dados blockchain poderia ser usado para parar a falsificação de registos educacionais. Muitas universidades começaram a dar aos seus alunos certificados baseados em blockchain.
  • Na indústria baseada em produtos, compradores e vendedores não dependem de intermediários para comprar e vender os seus produtos.
  • O setor bancário, que depende totalmente da validade das transações e está propenso à falsificação online, poderia reduzir o seu problema com recurso à tecnologia blockchain.

 

O blockchain realmente abalou o mundo e muitos estão a olhar para o seu potencial de energia, que pode mudar a forma como fazemos negócios e lidamos com dinheiro para sempre.

Para saber mais sobre blockchain, contate-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.