Embora a ficção científica possa retratar os robots como malfeitores, alguns gigantes da tecnologia agora utilizam-nos para a segurança. Empresas como a Microsoft e a Uber usam modelos Knightscope K5 para patrulhar estacionamentos e grandes áreas externas para prever e prevenir crimes, revela um novo relatório da Gartner. Estes robots podem ler placas de carros, relatar atividades suspeitas e coletar dados para relatar aos seus proprietários.

Esses robôs controlados por IA são apenas um exemplo de uma das dez principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2019, com o potencial de gerar interrupções significativas e criar oportunidades nos próximos cinco anos.

 

A autonomia será uma das maiores tendências tecnológicas para 2019

«O futuro será caracterizado por dispositivos inteligentes que fornecem serviços digitais cada vez mais esclarecedores em todos os lugares», disse David Cearley, vice-presidente da Gartner, no Gartner 2018 Symposium / ITxpo, em Orlando, Flórida. «Isso é denominado malha digital inteligente».

A lista do Top 10 de Tendências Tecnológicas Estratégicas da Gartner destaca tendências em mudança ou ainda não amplamente reconhecidas que impactarão e transformarão as indústrias até 2023.

 

  • Autonomia: quer se trate de automóveis, robots ou agricultura, os dispositivos autónomos utilizam a Inteligência Artificial para realizar tarefas tradicionalmente efetuadas por seres humanos. A sofisticação da inteligência varia, mas todos os equipamentos utilizam a IA para interagir mais naturalmente com os seus ambientes.

 

  • Análise aumentada: os cientistas de dados têm quantidades crescentes de dados para preparar, analisar e agrupar – e para tirar conclusões. Dada a quantidade de dados existente, explorar todas as possibilidades torna-se impossível. Isso significa que as empresas podem perder perceções importantes de hipóteses que os cientistas de dados não têm capacidade de explorar.

 

A análise aumentada representa uma terceira grande vaga de dados e recursos de análise, à medida que os cientistas de dados recorrem a algoritmos automatizados para explorar mais hipóteses. As plataformas de ciência de dados e machine learning transformaram a forma como as empresas geram insights de análise.

 

Os dados estarão presentes em todo o ecossistema empresarial

Estas análises aumentadas identificam padrões ocultos ao remover a apreciação pessoal. Embora as empresas corram o risco de inserir intencionalmente preconceitos nos algoritmos, a análise aumentada e os insights automatizados acabarão por ser incorporados nos aplicativos empresariais.

Até 2020, o número de cientistas de dados de cidadãos crescerá cinco vezes mais rápido que os cientistas de dados profissionais. Os cientistas de dados de cidadãos usam ferramentas de análise aumentada com tecnologia IA que automatizam a função de ciência de dados, identificando automaticamente conjuntos de dados, desenvolvendo hipóteses e identificando padrões nos dados.

As empresas procurarão os cientistas de dados de cidadãos como uma forma de ativar e dimensionar as capacidades da ciência de dados. A Gartner prevê que, até 2020, mais de 40 por cento das tarefas de ciências de dados sejam automatizadas, o que provocará um aumento de produtividade.

Entre cientistas de dados de cidadãos e análises aumentadas, os insights de dados estarão mais amplamente disponíveis em toda a empresa, incluindo analistas, decisores e trabalhadores operacionais.

 

Para saber mais sobre tendências tecnológicas consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.