Uma das tarefas mais ingratas para qualquer consultora de TI é recrutar, manter e cativar talento. Além das inerentes competências em TI que os novos candidatos devem ter, é cada vez mais importante prestar atenção às chamadas soft skills, como espírito de equipa, capacidade de comunicação e outras.

Não é fácil encontrar candidatos com todos os requisitos que hoje se exigem a um profissional de uma consultora de TI, por isso, o processo de recrutamento é muito importante. É primordial conseguir fazer-se uma análise de todas as competências – académicas, profissionais e sociais – que o novo recurso deverá ter.

 

Como avaliar o perfil do candidato ideal para uma consultora de TI?

Antes mesmo da entrevista, é indispensável avaliar se o candidato possui todas as competências ao nível do domínio da tecnologia e dos vários modelos de software necessários, assim como das plataformas e linguagens essenciais ao desempenho da função na sua consultora de TI.

Algumas empresas de TI promovem concursos e outros métodos de recrutamento modernos para aferir das reais competências dos candidatos. Conceitos como o Role Play Game (RPG) ou a Gamification, muito em voga, são outras formas inovadoras de avaliar os melhores candidatos a uma consultora de TI.

 

Como avaliar as soft skills?

Na era da globalização, é muito importante que os candidatos sejam tolerantes e respeitem as diversas culturas e visões da vida. Isso é essencial quando falamos de equipas que trabalham com profissionais de vários países, caraterística intrínseca a muitas empresas no mercado das TI de hoje.

Pode optar por colocar desafios, várias tarefas para aferir o nível de desembaraço do candidato ou ainda prestar atenção especial ao seu comportamento antes, durante e depois da entrevista formal. Para tal, poderá requerer a ajuda de outros profissionais no seio da sua consultora de TI que não estejam diretamente relacionados com os recursos humanos.

 

Para saber mais, contate a nossa consultora de TI

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.