A iniciativa quer desafiar empreendedores a apresentarem projectos inovadores com impacto social e responder aos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O público tem direito a votar através de uma plataforma blockchain onde não falta uma moeda virtual.
O GovTech foi anunciado há algumas semanas mas as candidaturas arrancam hoje, 2 de maio, e estão abertas até 8 de junho. Para hoje está marcada a apresentação oficial da iniciativa que é inovadora na forma como o Governo selecciona ideias empreendedoras mas também como estas são votadas. A escolha de uma plataforma blockchain é uma estreia, assim como o lançamento de uma moeda virtual, o GOVTECH.
Para participarem os empreendedores têm de criar uma conta no site do GovTech, usando o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital, e é esta autenticação que permitirá submeter a candidatura e votar. A proposta deve ter já um esquema técnico do protótipo, um documento com o modelo de negócio e um vídeo de apresentação.
Depois de terminado o prazo de candidaturas estas serão verificadas até 22 de junho, seguindo-se a votação pelo júri e pelo público, que vai usar a moeda virtual GOVTECH. Os 6 candidatos mais votados até 15 de Setembro vão ter a oportunidade de demonstrar os protótipos num evento final, onde serão escolhidos os 3 vencedores. São estes que ganham os 30 mil euros previstos, em moeda real, um protocolo de colaboração com o Estado para desenvolver o produto, um espaço numa incubadora de empresas, apoios à internacionalização com o patrocínio do Instituto Camões e três bilhetes Alpha para a Web Summit, com direito a expositor.
Tek Sapo – 02.05.2018