A Agência de Inovação (ANI) lançou duas novas iniciativas de apoio a ideias tecnológicas. Designadas BfK Ideas e BfK Awards, estas duas iniciativas decorrem do programa Born from Knowledge (BfK), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação (ANI), com o objetivo de valorizar o conhecimento científico e tecnológico em Portugal, apoiando projetos, empresas e consultoras de TI.

Enquanto o BfK Rise é apresentado como um programa de aceleração de ciência e tecnologia, o BfK Transfer visa dinamizar a rede de apoio aos gabinetes de transferência de tecnologia das instituições de ensino superior. Para isso, o programa aposta na colocação de profissionais em permanência e na sua ligação em rede, reforçando capacidades e eficácia.

Por sua vez, o BfK Rise dispõe de 200 mil euros de investimento total e pretende apoiar ideias e projetos num estado de maturação mais inicial do que é comum nas consultoras de TI.

 

Iniciativas da ANI apoiam instituições, projetos, empresas e consultoras de TI

Com 3 edições regionais – norte, centro e sul -, esta iniciativa visa apoiar cerca de duas dezenas de projetos, sendo que, durante 3 meses, o BfK Rise proporcionará acompanhamento e capacitação intensivos a equipas com projetos de base científica e tecnológica. O objetivo é facilitar a transferência deste conhecimento e da tecnologia para o mercado, nomeadamente para consultoras de TI.

 

Tornar Portugal ainda mais inovador

Estas duas iniciativas juntam-se a duas outras também promovidas pela ANI, nomeadamente um concurso de ideias científicas e tecnológicas, direcionado especificamente a investigadores e estudantes do ensino superior e o BfK Awards, que distingue os melhores projetos científicos e tecnológicos e empresas ou consultoras de TI que mais se destaquem em atividades de I&D

O BfK Awards surge associado a prémios nacionais e internacionais já instituídos. Em declarações ao Tek Sapo, Eduardo Maldonado, presidente da ANI, apontou que “estas são mais duas ferramentas para ajudar na missão de fazer com que Portugal passe da classificação de moderadamente inovador para fortemente inovador”.

 

Para saber mais sobre consultoras de TI, contate-nos

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.